Sugestões de Leitura

Sugestões

Tem alguma sugestão? Enviei para nós

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Sua mensagem

Sugestões de leitura sobre adoção a partir de pontos de vista diversos (psicológico, jurídico, social ou testemunhal).

Veja a lista abaixo:

 

  Adoção uma história de espera e amor.
de Vera Regina Miranda
(Editora Juruá)
Livro ilustrado destinado a crianças e adultos, em cores, com história ligada à filiação adotiva. Destina-se a apoiar a integração do menor no seio de sua nova família, proporcionando-lhe pleno equilíbrio e desenvolvimento psicológico.
Histórias de Adoção: as mães.
de Ana Amélia Macedo e Solange Diuana
(Editora Navona)
As autoras colheram depoimentos de 12 mães adotivas que abordam assuntos como a decisão de adotar, a ansiedade da espera e o encontro com os filhos, a revelação da adoção e os preconceitos que cercam esse tema. Esses depoimentos podem ajudar quem convive com a adoção, mas também interessar àqueles que gostam de histórias de vida.
Mitos e segredo sobre a origem da criança na família adotiva.
de Cynthia Ladvocat
(Editora Booklik)
O trabalho enfoca os mitos e segredos quanto à origem da criança adotiva, através da análise de um de seus principais mitos. Refere-se à noção de que o acesso da criança a informações sobre sua origem estimularia sua curiosidade, interesse ou a busca pelo contato direto com a família biológica, o que ameaçaria o seu relacionamento com os pais adotivos.
Amor não tem cor
de Giselda Laporta Nicolelois
(Editora FTD)
Fala-se muito em racismo, mas pouco sobre um lado ainda mais perverso do preconceito: o auto-racismo, tema deste livro. Jefferson é um rapaz afro-descendente, pelo lado materno, mas que se diz branco, não assumindo que é mestiço. Pelas leis da genética, Jefferson – casado com Marijane, que é branca – pode ter filhos pardos ou até negros. Jefferson escondeu esse fato de Marijane, cuja família, tradicional, poderia colocar obstáculos ao casamento. A coisa se complica quando Marijane, não tendo filhos, resolve adotar uma criança e convence o marido. Jefferson, porém, movido por um auto-racismo ( o qual ele se recusa a enfrentar), só aceita a adoção de uma menina recém-nascida, branca, loira de olhos azuis – ma preferência das pessoas que pretendem adotar uma criança.
Adoção tardia: da família sonhada a família possível
de Marlizete Maldonado Vagas
(Editora Casa do Psicólogo)
A adoção de crianças, que passam a ser filhos de verdade, a integrar novas famílias, é uma questão que não interessa apenas aos protagonistas do processo, mas, em última instância, a toda uma sociedade. Afinal, o que é um povo onde seus filhos não chegam a ser assumidos em um seio de afeto real, onde possam enriquecer essa comunidade com sua presença? Foi por esse tema que enveredou Marlizete, verdadeiramente, como mediadora de um amor grande no qual ela acredita. Tive o privilégio de acompanhá-la no caminho de onde nasceu esse livro: histórias de um amor que se constrói.
Adoção origem, segredo, revelação
Luis Schettini Filho
(Editora Bagaço)
A origem, o segredo e a revelação da história do filho adotivo constituem temas importantes que interferem no seu desenvolvimento psicológico. Este livro é um roteiro para ajudar a conduzir e esclarecer os filhos sobre sua história de adoção.
Laços da ternura.
Lídia Weber
(Editora Juruá)
Sua leitura é imprescindível para todos aqueles que, de uma forma ou de outra, estejam envolvidos com a adoção de uma criança: pessoas que pretendem adotar, pais adotivos, irmãos adotivos, pessoas que foram adotadas, pessoas preocupadas com o problema das crianças ,sem famílias, pessoas que trabalham em instituições de adoção, legisladores, magistrados, etc.
Mães Abandonadas: a entrega de um filho em adoção
Maria Antonieta Pisano Motta
(Editora Corte)
O diálogo entre abandono e adoção, essas duas experiências humanas tão distantes, e tão próximas, esse diálogo tantas vezes negado no passado, tantas vezes silenciado entre nós, é hoje construído, dia pós dia, por todos aqueles que se aproximaram, sem preconceitos, das mães que entregam seus filhos em adoção, por todos aqueles que as escutaram em suas dores, em suas angústias, por todos aqueles que procuraram compreendê-las e apoiá-las em seu comovente esforço, em sua luta quase desesperada, quase sempre solitária, para reiniciar a caminhada da vida.
A criança adotiva e suas famílias
Nazir Hamad
(Editora Companhia de Freud)
Esta obra é uma profunda reflexão sobre a adoção e permite assim colocar de outra forma de questão essencial. Trata-se do desejo de criança, da esterilidade biológica e dos remédios que a isso a ciência moderna quer trazer. Ou, ainda, da questão que representa a adoção na vida internacional.
Adoção – O Amor faz o Mundo Girar mais Rápido.
Hália Pauliv de Souza
(Editora Juruá)
Novas Leis, novos tempos e nova realidade trazem uma nova visão do assunto em questão. É um título que mostra que o amor realmente faz o mundo girar mais rápido, de forma mais dinâmica, mais verdadeira e consciente. Quando a sociedade percebeu a causa que envolve a adoção, seja pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ou pelas novas Leis, entendeu que é necessário dar família para crianças institucionalizadas, o mundo começou a girar mais rápido.
Compreendendo o Filho Adotivo
Luiz Schetini Filho
(Editora Bagaço)
Psicoterapeuta a mais de vinte anos, mostra que a Adoção afetiva é a verdadeira relação parental. E esta não é a necessidade apenas dos adotados; qualquer filho precisa ser afetivamente adotado.
Compreendendo os Pais Adotivos
Luiz Schetini Filho
(Editora Bagaço)
O autor trata da verdade história do filho adotado, do significado das ligações genéticas com os pais de origem, e aspectos existenciais relevantes para a organização da família. Além disso, entre outras, aborda as dificuldades que surgem na convivência familiar, como nos casos de separação do casal que têm filhos adotivos.