Sobre Nós

Somos um grupo não governamental, sem fins lucrativos, formado por pais adotivos, pretendentes e interessados em adoção de crianças e adolescentes. Atuamos com apoio e em parceria com a Vara da Infância e Juventude de Londrina, no Paraná. Nossa meta é promover encontros, debates e projetos que incentivem a adoção legal, garantindo a todas as crianças e adolescentes o direito de viver em família, de modo pleno, seguro e feliz. Para isso, o grupo de apoio deve:

  • Organizar grupos que discutam detalhes sobre a tramitação dos processos de adoção, auxiliem na definição do perfil da criança ou adolescente a ser adotado, combatam práticas ilegais e eliminem dúvidas sobre o que fazer antes, durante e após a adoção.
  • Permitir a partilha de experiências, informações e o contato entre candidatos à adoção e especialistas no assunto.
  • Estimular a adoção tardia (de crianças acima de 3 anos e adolescentes), conjunta (de grupos de irmãos) e especial (de portadores de necessidades especiais).
  • Combater o preconceito racial, que reduz as chances de crianças e jovens negros e pardos serem adotados. 
  • Viabilizar meios para a constituição de um biblioteca e videoteca, de acesso gratuito, a todos os interessados em adoção.
  • Discutir alternativas e modelos para o apadrinhamento afetivo.
  • Desenvolver projetos de auxílio à Vara da Infância e Juventude para evitar a institucionalização muito prolongada de crianças e jovens.

O Grupo de Apoio é composto exclusivamente por voluntários e aberto a todos os interessados no assunto.

SOBRE O NOME DO GRUPO

Trilhas = porque há mais de um caminho possível. Trilhas não seguem em linha reta, são sinuosas (como a vida), precisam ser percorridas a pé e sempre reservam alguma surpresa aos corajosos.

Afeto = não diz respeito só a carinho, vem de “afetar”, de mover.