Pós Adoção

Após o período do Pré Adoção, ocorre a chegada dos filhos, ou seja, inicia-se o trabalho do Pós Adoção, nesta fase, temos três períodos: o do estágio de aproximação, do estágio de convivência e a adoção definitiva, expostos a seguir.

O estágio de aproximação é quando os adotantes convivem com os adotados em seus acolhimentos, período este que serve para realmente ver se tudo o que foi conversado no pré-adoção converge com a realidade esperada, tem uma duração de 10 a 90 dias, de acordo com a idade das crianças ou adolescentes. 

O estágio de convivência é o período em que os adotados já estão com seus adotantes. Este período tem duração mínima de 120 dias e em seguida o processo é transitado e julgado, os adotantes terão o registro dos adotados, ou seja, serão pais e filhos para sempre.

Objetivo geral:

Desenvolver um trabalho de orientação e acompanhamento às famílias após receberem crianças e adolescentes com guarda provisória, com direito a adoção, que reflita o tema da adoção e as relações familiares dentro das perspectivas pedagógica, psicossocial e jurídica.

Objetivos específicos:

  • Informar as famílias sobre os direitos dos adotados e adotantes;
  • Orientar e apoiar as famílias com guarda provisória durante o processo de adaptação, bem como durante o processo de adoção;
  • Orientar as famílias sobre como falar sobre adoção com as crianças;
  • Orientar as famílias sobre a importância de falar sobre a adoção de seus filhos nos diferentes contextos (escola, igreja, clubes, entre outros);
  • Orientar as famílias sobre como lidar com situações adversas, provenientes de mitos e preconceitos quando se trata de adoção.

Metodologia:

  • Realizar-se-á por meio de encontros mensais, para o amadurecimento e discussão de cada situação comum dessa fase do processo de adoção;
  • Questões jurídicas cruciais serão tratadas como licença maternidade, licença adoção para homoafetivos, a questão do nome “social” na escola, questões referentes à inscrição e manutenção da criança com guarda provisória no plano de saúde dos adotantes, dentre outros;
  • Acompanhar o crescimento como família, conversas, discussões e vivências dos problemas do dia a dia da parentalidade e da filiação. Os convites serão enviados por e-mails e pelas redes sociais.

ONDE E QUANDO ACONTECE?

Dia: toda segunda terça feita do mês
Horário: 19h:30min às 21:00h
Local: Rua João Wanderlei, 91

INFORMAÇÕES

Telefone : (43) 99925-6463
Whatsapp : (43) 98405-6582
E-Mail: administracao@trilhasdoafeto.org.br